Infarto feminino



...Ela comentou que não se sentia bem... Doíam-lhe as costas.... Foi deitar-se um pouco até que passasse... Mais tarde, quando fui ver como ela estava, a encontrei sem respiração... Não a puderam reviver...

Comentou o marido, ao médico, já no Hospital :

- "Eu sabia que os ataques cardíacos nas mulheres são diferentes, mas nunca imaginei nada como isto. Esta é a melhor descrição que li sobre esta terrível experiência..."

- Sabia que os ataques cardíacos nas mulheres raramente apresentam os mesmos sintomas "dramáticos" que anunciam o infarto nos homens ? Refiro-me à dor intensa no peito, o suor frio e o desfalecimento súbito(desmaio, perda de consciência) que eles sofrem e que vemos representados em muitos filmes...

Para que saibam como é a versão feminina do infarto, uma mulher que experimentou um ataque cardíaco vai-nos contar sua história:

- Eu tive um inesperado ataque do coração por volta de 22h30min, sem haver feito nenhum esforço físico exagerado nem, haver sofrido algum trauma emocional que pudesse desencadeá-lo. Estava sentada, muito agasalhadinha, com meu gato nos joelhos, vendo novela.

Um pouco mais tarde, senti uma horrível sensação de indigestão, como quando estamos comendo com pressa . Comendo um sanduíche, engolindo-o com um pouco de água, sem mastigá-lo bem.

Esta foi minha sensação inicial...O único problema era que eu NÃO HAVIA comido desde às 17h.

Depois, desapareceu esta sensação e senti como se alguém me apertasse a coluna vertebral... (pensando bem, agora acredito que eram os espasmos em minha aorta). Logo, a pressão começou a avançar para o meu externo (osso de onde nascem as costelas no peito). O processo continuou até que a pressão subiu à garganta e a sensação correu, então, até alcançar ambos os lados de meu queixo.

Tirei os pés do puf e tratei de ir até o telefone, mas caí no chão...
Levantei-me e, me apoiando em uma cadeira, caminhei devagar até o telefone para chamar a emergência.

Disse-lhes que acreditava estar tendo um ataque cardíaco, descrevendo meus sintomas.

Tentei me manter calma, informei o que se passava comigo. Eles me disseram que viriam imediatamente e, me aconselharam deitar-me perto da porta, depois de
destrancá-la para que pudessem entrar e me localizar rapidamente.

Segui as instruções, me deitei no chão e, quase imediatamente, perdi os sentidos.

Acordei com o cardiologista me informando que havia introduzido um pequeno balão em minha artéria femural para instalar dois 'stents' que mantivessem aberta minha artéria coronária do lado direito.

Graças a minhas explicações precisas, os médicos já estavam esperando prontos para atender-me adequadamente quando cheguei ao hospital...

Dicas importantes:

1. Dizem que muito mais mulheres que homens morrem em seu primeiro ataque cardíaco porque não identificam os sintomas ou, os confundem com os de uma indigestão.

CHAMEM a AMBULÂNCIA, se sentem que seu corpo experimenta algo estranho. Cada um conhece o estado natural (normal) de seu corpo. Mais vale uma "falsa emergência" do que não atrever-se a chamar e perder a vida...

2. Notem que disse "chamem os Paramédicos/Ambulância".AMIGAS, o tempo é importante e, as informações precisas também.

3. Não acreditem que não possam sofrer um ataque cardíaco porque seu colesterol é normal ou 'nunca tiveram problemas cardíacos?...

O ataque cardíaco é o resultados de um stress prolongado que faz com que nosso sistema cardiológico acumulem hormônios que inflamam as artérias e tecido cardíaco. Por outro lado, as mulheres que estão entrando na menopausa ou já a ultrapassaram, perdem a proteção que lhes brindava, os estrogênios, e passem a sofrer maior risco de problemas cardíacos do que os homens.

Um cardiologista disse que, se todas as vezes que recebemos estes e-mails, o enviarmos a 10 mulheres, poderemos estar certas de que ao menos UMA vida se salvará. Por isto, seja boa amiga e envie este artigo a todas as mulheres que lhe são queridas...

E, aos homens também para que alertem suas mulheres!!!


Enviado por: Monique Maltez

Comentários